Mj interiores



segunda-feira, 5 de julho de 2010

Diferença entre Decorador, Designer de Interiores e o Arquiteto de Interiores ?

Bom, este é um tema bastante polêmico hoje em dia - principalmente pela falta de limites impostos para estas profissões pelos Conselhos Regionais a elas cabíveis - mas não vamos entrar em mais detalhes pois não é este o foco do artigo. O que vamos falar aqui é sobre as diferenças básicas entre estes profissionais que muitos têm dúvidas.

O Decorador é aquele profissional formado (ou não) naqueles cursos de finais de semana ou de curtíssima duração (antigos do SENAC, por exemplo). Sua função é a escolha de acessórios como vasos, toalhas, almofadas e afins. Na realidade o seu trabalho não passa de uma maquiagem no já existente.

O Designer de Interiores, além do trabalho do Decorador que vem ao final do projeto tem a função de elaborar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica além de ser um profissional capaz de captar as reais necessidades, explicitas ou não, dos clientes e concretiza-las através de projetos específicos. A reconstrução do espaço a ser habitado ou não através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, do desenvolvimento de peças exclusivas entre outras tantas atribuições deste profissional.

O Arquiteto de Interiores: Um arquiteto é o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. Para se transformar em um arquiteto de interiores este necessita obter uma especialização na área de interiores.

Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário